março 05, 2008

A nova Escola Primária

Mais uma férias passaram, novo ano lectivo começou na mesma escola e onde reencontrei os colegas da 1ª classe.

O ano correu normalmente, em que a qualidade de ensino ainda tinha muito a desejar, e com o andar dos meses rapidamente se chegou a novas férias de verão e a novas aventuras por terras longínquas em que o Sandokan era o herói do momento, e que fazia do nosso descampado o paraíso das índias.

Era a altura em que na televisão os desenhos animados eram cada vez melhores e em quantidade, tirando aqueles do Vasco Granja vindos da Rep. Checa, da Polónia, do Cazaquistão e afins, e que para todos nós a Heidi e o Marco serviam para passar as manhas de sábado e do domingo antes da missa e depois da TV Rural, em frente a televisão a vê-los e a fazer novas colecções de cromos.

Em Outubro de 1976, em virtude de aquela escola já ser pequena, e só estar preparada para receber os 2 primeiros anos escolares, a 3ª e 4ª classe foram transferidas para uma nova escola, acabada de inaugurar nesse verão.

A escola ficava ao cimo do bairro onde nós vivíamos, e era o local onde em "batalhas" emocionantes e divertidas dos pequenos petizes, servia de base ao inimigo, que nas "entranhas" das suas obras ai se escondiam.

A entrada nessa escola dos alunos, foi emocionante e com uma grande festa, pois tudo era novo e assim deveria continuar, dizia a directora da escola.

Até a banda dos Bombeiros marcou presença com uma grande fanfarrada ao toque do bombo e das pandeiretas.
Para nós, havidos de descobertas, percorremos os novos espaços na procura de saber onde se poderia por as balizas do jogo da bola, grandes pistas de carros criar, para que o emocionante campeonato iniciado no verão, tivesse continuação e assim apurar o vencedor, que afinal visto bem as coisas, eramos todos.
Nesta escola, tudo era novo e moderno, as secretárias diferentes da escola antiga, eram simples com cadeiras de correr, e tampo creme. O quadro da sala brilhava ao sabor da sua cor esverdeada.
As paredes ainda apresentavam o seu tom branco limpo e sem desenhos e recortes feitos em cartolinas divertidas.
Uma das grandes diferenças em relação a antiga, era que havia uma cozinha, onde o leite que ainda era servido aos alunos era fervido em grandes panelas antes de ser distribuído em copos de plástico a todos nós.
Esta escola tinha 8 salas de aula, 4 no piso 1 para os alunos da 3ª classe e 4 no piso 2 para os graúdos da 4ª classe.
É verdade... já me esquecia de outra grande novidade neste moderno edifício de ensino e com tecnologia que de melhor havia para a altura, uma campainha de entrada e saída das aulas... trimmmmmm.... Modernices!

Nenhum comentário: