fevereiro 29, 2008

Gois-Terra de Sonho

As férias para mim não eram nada que desse importância naquela altura, pois isso andava eu sempre.
Brincadeiras atrás de brincadeiras.


Finalmente ia conhecer a terra dos meus pais, por quem eles tanta paixão tem, e que com coração falavam.

Na zona centro de Portugal, beira interior, e distante de ai uns 50 km da capital de distrito, Coimbra, encontra-se a terra do meu pai e a da minha mãe distam uma da outra 3 km. Cerdeira e Carvalhal Miúdo.

As casas antigas de pedra cobertas com telhados de xisto, quartos pequenos onde só a cama cabe, casa de banho inexistentes, para cozinhar as refeições é feita a lareira no canto da cozinha, e lavar as mãos usa-se um lavatório móvel, fazem desta realidade algo que eu não conhecia e para a qual estava a despertar.

Voltei a encontra os meus avós, que no ultimo Natal nos tinham visitado, e que com eles desejava conhecer as cabrinhas, as galinhas e coelhos e os grandes e verdejantes campos onde eles semeavam as alfaces e batatas, plantavam as couves e descobriria que afinal não eram nas bancas da mercearia lá do bairro que elas nasciam.

Conheci novos amigos, que tal como eu, desejavam manhas soalheiras de grandes brincadeiras onde correrias de escondidas, jogos de bola e com paus a imitar carros de bois nos deliciavam a todos.

Tardes abrasadoras, que neste interior do pais deixam correr suor cara abaixo, de banhos refrescantes em água fresca que no ribeiro corria, lá no fim da povoação e onde as trutas saltos delirantes davam para que na nossa imaginação grandes pescas pudéssemos fazer, em que o gafanhoto na ponta do anzol, servia de curiosidade aos Alfaiates (Insectos aquático de pernas compridas).


Os dias corriam felizes e para pequenos miúdos, a festa de verão realizada no adro da igreja, era a oportunidade de o fim do dia poder ser alargada noite dentro com danças e cantares delirantes de vozes afinadas ao sabor do suave calor de verão.

Foram realmente umas verdadeiras férias, que para mim era o iniciar de um ritual anual, que desejoso estava que rapidamente voltassem

Nenhum comentário: