fevereiro 27, 2008

25 de Abril - Revolução dos Cravos


Naquele tempo as vozes contra a Politica levada a cabo pelo Regime, eram muitas, e o Povo queria mudanças.
Viviam-se tempos de instabilidade e medo.

Na minha família, nunca ouve problemas com a Policia politica.

Eram pessoas oriundas de família humildes, da província, e a este a Pide nada queria, pois achavam nada temer.

Depois de mais uma noite de trabalho, numa unidade hoteleira lá prós lados do Camões, em Lisboa, o meu pai ao chegar a casa contou a minha mãe que algo se estava a passar na Grande Cidade.

No caminho que tomava tanto para ir como para vir do trabalho, passando no largo do Chiado, nessa manha de 25 Abril de 1974, constatou enorme confusão, muita gente e Militares por todo o lado.

Deixando a minha mãe tranquila, pegou em mim e fomos os dois para a Grande Cidade. Apesar de nada entender do que se estava a passar, fiquei encantado com a ideia de ir de comboio até Lisboa.

Talvez por lá encontra-se os meus primos, agora que raramente os via. Será que os navios piratas ainda atracavam na Ribeira das Naus? Teria que lhes perguntar.


Ao chegar, deparamos com ruas cheias de pessoas, militares a reboque dos seus Chaimites e Tanques.

O largo do Chiado estava repleto de gente. Nunca tinha visto tanta gente junta.

Nada conseguindo ver, tamanha confusão, o meu pai, que naquele momento se tornou meu herói, pôs-me as suas cavalitas, para eu poder ver melhor e salvaguardar-me de eventuais perigos.


Os militares iniciaram a revolução que derrubou, em apenas um dia, o regime político que vigorava em Portugal desde há muito tempo.

Nesse dia 25 de Abril de 1974, ficou marcado na memória de todos os portugueses como “o dia mais dia de todos os dias”, sem qualquer tarde cantada por Carlos do Carmo ou Zeca Afonso.

Chegaram ao fim noites escuras de opressão e tortura levada a cabo pelo regime salazarista. Os militares não encontraram grande resistência das forças leais ao governo, uma vez que estas acabaram por ceder e se juntar ao movimento popular.


A “Revolução dos Cravos” foi conduzida pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (Movimento das Forças Armadas), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Nesse dia, a liberdade foi devolvida ao povo português, denominando-se “Dia da Liberdade” o feriado instituído em Portugal para comemorar a Revolução.

Nenhum comentário: