setembro 27, 2008

Jogos de Verão

Todos os anos, em Agosto, pela altura do 2º ou 3º fim de semana, realizavam-se entre as aldeias lá em Gois, uns jogos tradicionais onde se incluía Corridas de vários escalões, Dominó, jogo de cartas sueca, jogo da malha, Tiro, jogo da corda e Futebol.
A aldeia dos meus pais, Cerdeira, também participava sempre e com bastantes praticantes. Quase todos os que na aldeia viviam ou passavam férias aderiam a este entusiasmo.
Era o futebol que mais adrenalina trazia as manhãs desses dias, e mais disputas entre as pessoas. Ninguém gosta de perder, e mesmo a feijões a culpa é sempre dos árbitros.
A “ nossa ” aldeia era sempre a que mais fervor e vontade de vencer dava aos jogos, era sempre a que mais inscritos trazia e no fim quase sempre a que mais vitórias tinha.
Já no futebol a conversa era outra, pois havia uma equipa de uma aldeia próxima, que trazia sempre “ craques ” de fora.
As equipas só poderiam apresentar pessoas ligadas a terra, filhos, netos ou familiares directos. Apesar de as outras equipas reclamarem, havia sempre algum primo do tio do vizinho do avô. Enfim.
Eu participava em alguns desses desportos e nesse ano fui “ convocado ” como jogador da equipa de futebol, apesar de ter 15 anos.
Eram quase sempre 5/6 as aldeias participantes (todas vizinhas umas das outras) que a Este do concelho de Góis faziam esta festa, comemorada no fim dos jogos com medalhas e taças para os melhores, e um repasto para todos.

Nenhum comentário: